Da redação
30/10/2013 – O evento é realizado por organizações da sociedade civil, em parceria com a Associação Software Livre.Org, para debater e nortear as principais políticas públicas relativas ao acesso da população à banda larga, ao uso da tecnologia na educação e à garantia da prática da democracia na rede.
De 11 a 13 de dezembro Brasília receberá a 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social. O evento pretende reunir cerca de 1,5 mil participantes, entre representantes de governos, especialistas da área, militantes da cultura digital e monitores de telecentros. Realizada desde 2001 em diferentes cidades do país, a Oficina tem como eixo fundamental a inclusão social e é um espaço de discussão de estratégias que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população.
Além dos debates e palestras, o evento contará com atividades práticas em que os participantes poderão aprimorar seus conhecimentos técnicos. Entre os temas abordados estarão o uso de ferramentas digitais livres na Educação, reciclagem de lixo eletrônico, criação de aplicativos multimídia e robótica. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo site http://oficinainclusaodigital.org.br.
O evento vai discutir temas como a influências das redes da internet e das manifestações sociais para a formulação de políticas públicas, o Marco Civil das ONGs, o futuro das políticas públicas de Inclusão Digital, Educação online, e o papel do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, no acesso à tecnologia. A 12ª OID também será um espaço para a articulação do posicionamento do movimento social frente às políticas do governo federal.
De acordo com o coordenador geral da Associação Software Livre.Org, Ricardo Fritsch, embora a tecnologia tenha se tornado um item de primeira necessidade para uma parte da população, uma outra parcela dos brasileiros ainda permanece fora desse universo e não se beneficia das facilidades que a internet proporciona, principalmente em locais distantes dos grandes centros. “A inclusão digital deve ser levada a essas pessoas”, disse.
Para com a militante da Inclusão Digital, Silvana Lemos, a Oficina é a oportunidade de reunir mais de 300 gestores de projetos de inclusão digital, de todas as regiões do País, para o intercâmbio de iniciativas que representam o protagonismo da sociedade civil nos setores de comunicação e informação.
A 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social é uma iniciativa das organizações não-governamentais Avesol (RS), Programando o Futuro (GO), Coletivo Digital (SP), Instituto NUPEF (RJ), Cidadania Digital (RS), Projeto Saúde & Alegria (PA), Sampa.org (SP) e Associação Software Livre.Org.
12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social
Data: 11 a 13 de dezembro de 2013
Local: Brasília-DF
Informações: oficinainclusaodigital.org.br