416 monitores do Acessa Escola serão capacitados este final de semana

O treinamento será dado a alunos do Ensino Médio nas cidades de Sorocaba, Itu e São Roque. O Acessa Escola já realizou 1,5 milhão de atendimentos nas salas de informática das escolas estaduais de São Paulo.

 

No próximo sábado (27/6), 416 alunos do Ensino Médio que atuam como monitores do Programa Acessa Escola passarão por um curso de capacitação sobre os princípios do programa. Neste primeiro módulo, os estudantes das Diretorias de Ensino de Sorocaba, Itu e São Roque vão participar de três oficinas: meta-habilidade, avatar e tecnosfera.

O curso será oferecido gratuitamente pela Secretaria, via FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) em parceria com a Escola do Futuro da USP. As aulas vão acontecer das 9h às 18h, no núcleo de tecnologia da Diretoria de Ensino de Sorocaba. Os estagiários receberão material didático, camiseta do Acessa Escola (uniforme), transporte e alimentação.

A proposta do encontro é oferecer uma visão ampla da dimensão do programa e suas normas, além de abordar as habilidades mais importantes do estagiário e o papel que se espera de cada um na gestão da sala de internet.

Os estagiários que atuam no Acessa Escola são alunos de Ensino Médio, que estudam em escolas da rede pública estadual. Eles recebem bolsa-estágio no valor de R$ 340 mensais, além de auxílio transporte, e dedicam quatro horas diárias de trabalho na sala de internet da escola.

O aluno estagiário realiza atividades voltadas ao atendimento dos usuários, atuando como facilitador e orientando iniciantes sobre como navegar na internet e usar o computador. Sua capacitação é continuada e visa prepará-los para o desenvolvimento das atividades previstas.

O que é o Acessa Escola

O Acessa Escola é um programa da Secretaria de Estado da Educação para manter abertas, durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais. Todos os estudantes da rede estadual podem utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas.

Em maio, chegou às regiões do interior do Estado, litoral e Grande São Paulo, onde serão implantadas salas de informática em 1.925 escolas de 239 cidades.

Segundo a equipe de Gestão de Resultados do Acessa Escola na FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), de agosto de 2008 até o final de abril de 2009 (oito meses), o projeto marcou 1 milhão de atendimentos. Em 10 de junho, já eram 1,5 milhão de atendimentos, apenas nas escolas da Capital.

Do total de atendimentos registrados, 36% foram feitos em aula. Ou seja, são 540 mil atendimentos prestados para os professores e seus alunos, que se reúnem na sala do Acessa para pesquisar, interagir e aprender por meio dos computadores e da Internet, incrementando as aulas tradicionais.

Os demais atendimentos (64%) são de uso livre, quando alunos, professores e funcionários podem navegar, fazer pesquisas, formatar e imprimir trabalhos, usar programas de conversação online, participar de redes sociais, criar seu próprio endereço de e-mail e usar serviços de Governo Eletrônico.

As salas do Acessa Escola ficam abertas nos três períodos letivos: manhã, tarde e noite. Nos finais de semana, o acesso é gratuito também para as famílias dos alunos, que participam do programa Escola da Família.

Desde agosto de 2008, quando a primeira escola recebeu os computadores de última geração com internet banda larga, e passou a contar com a ajuda de estagiários para monitorarem o uso das máquinas, já foram cadastrados mais de 115 mil usuários.

A maioria dos alunos que procura as salas do Acessa Escola não possui em casa computador ou Internet. O crescimento contínuo do Programa representa hoje 1,5 milhão de chances que os jovens estudantes, muitos dos quais vivem na periferia da capital paulista, tiveram para exercitar sua participação cidadã e sua inclusão na sociedade da informação. (Com informações da assessoria de imprensa da FDE)