Redação ARede
04/10/2012 – A Prefeitura de São Paulo lançou ontem (3) o programa Escola 2.0: Internet Sem Fio Grátis nos CEUs. O projeto cria redes Wi-Fi nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade e também no Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis.
Segundo a prefeitura, as redes sem fio são para uso dos professores, alunos e moradores das comunidades ondem ficam as unidades de ensino. O lançamento do programa aconteceu no CEU Jaguaré, na Zona Oeste.
Cada centro educacional tem no mínimo dois links de acesso, além de um alcance médio de 300 metros fora dos CEUs, que juntos têm público estimado de 800 mil usuários. Quem vive perto das unidades poderá acessar a rede gratuitamente com equipamentos pessoais – como notebooks, smartphones e tablets.
Para acessar, é preciso ter um nome de usuário e senha, fornecidos na administração do CEU. Basta ir à unidade mais próxima com o RG em mãos fazer os seus. A senha, porém, expira a cada sete dias, o que exige renovação por parte do usuário.
A implementação começou em janeiro, quando a estrutura de cada CEU foi avaliada para definir os locais ideais para a instalação dos pontos de acesso em cada centro. O segundo passo foi a instalação dos equipamentos, da infraestrutura e a realização de testes nas redes, que entraram em funcionamento no mês passado.
Hoje, 11 pontos já atingiram mais de 8 Mbps (megabits por segundo). As equipes gestoras dos CEUs estão passando por formação na Secretaria Municipal de Educação (SME) para monitorar suas redes e orientar a população sobre o uso. O custo de implantação foi de cerca de R$ 40 milhões.