29/09/09 – A 8ª Oficina para Inclusão Digital será realizada entre os dias 24 e 27 de novembro, em Belo Horizonte. Os temas em destaque da 8ª edição são: o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR, o Observatório Nacional de Inclusão Digital, as redes de formação e a articulação de projetos federais, estaduais, municipais e da sociedade civil.
Mais de 3 mil pessoas participaram da 7ª edição da oficina, realizada em novembro de 2008 em Belém do Pará, quando a prefeitura de Belo Horizonte formalizou o convite para sediar a edição deste ano. Naquela ocasião foi anunciado, também, a decisão do governo federal de criar um pacote de apoio aos telecentros de todo o país, concretizado no Telecentros.BR, cujo edital se encontra em fase final de elaboração.
A Oficina para Inclusão Digital é anualmente organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – SLTI/MP, em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital, e as instituições Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor – RITS, Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos – IPSO. As edições anteriores passaram por Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belém.
Nesta edição, na capital mineira, também fazem parte da organização a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social – Dataprev, o governo municipal, por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte – Prodabel, e um conjunto de parceiros de atuação regional, que constituem o comitê organizador local. O evento será realizado no SESC Venda Nova, situado na Rua Maria Borboleta, s/nº, Bairro Letícia.
A oficina conta com painéis, debates, oficinas práticas, apresentação de casos de sucesso. Como todos em todas as edições anteriores, vai consolidar um documento produzido pela sociedade civil com propostas para a política pública de inclusão digital. Também serão realizadas oficinas paralelas, entre equipes dos programas e projetos de inclusão digital presentes.