01/11/2011
O projeto Amigos de Januária – Jornalismo Cidadão lançou uma apostila. em dois volumes, sobre como acessar informações sobre o município na internet e como usá-las em reportagens – licenciada em Creative Commons, a cartilha pode ser distribuída e replicada à vontade.
A cidade de Januária fica no do Norte de Minas Gerais e tem 65 mil habitantes. Teve, nos últimos dois mandatos, sete prefeitos. Acusações diversas, como de improbidade administrativa (quando o gestor público comete alguma irregularidade), provocaram um troca troca de cadeiras na prefeitura. O projeto foi criado para ajudar os moradores de Januária a acompanhar a execução do orçamento público, debater as questões da cidade, informar os demais cidadãos.
O Amigos de Januária – Jornalismo Cidadão fez, entre setembro e outubro, um curso para ensinar pessoas da comunidade de Januária (MG) como acessar dados públicos na internet e divulgá-los através das mídias sociais. O curso foi realizado pelas jornalistas Amanda Rossi e Jamila Venturini irão ministrar as aulas, ao lado do jornalista investigativo Fabio Oliva. As reportagens sobre a cidade são compartilhadas no blog do projeto.
O Volume I traz instruções sobre como criar e atualizar um blog, além de fundamentos do jornalismo cidadão e dicas sobre texto jornalístico, fotos e vídeos de bolso. Além disso, possui informações sobre direitos importantes dos cidadãos, como o acesso à informação, e explica alguns aspectos do funcionamento da administração pública.
O Volume II do guia para jornalistas cidadãos Amigos de Januária aborda o acesso a informações sobre o município em sites oficiais na Internet, por exemplo, o Portal da Transparência e o IBGE Cidades. O primeiro capítulo traz informações sobre a Lei da Transparência e o dever dos órgãos da administração pública de publicar dados na Internet. Os demais capítulos mostram em detalhes como acessar dados municipais em diferentes áreas: orçamento municipal, políticos e saúde, educação, população, economia. Você pode baixar ele aqui.