27/10/2011
Da Abraço Nacional
Em Jateí, no Mato Grosso do Sul, recentemente foi realizado no Centro Social, uma Audiência Pública sobre a implantação da Rádio Comunitária na cidade, com a presença do prefeito Arilson Targino, deputado estadual Laerte Tetila e Coordenador de Organização e Mobilização da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) do Mato Grosso do Sul Marcos Billy.
O prefeito Arilson Targino (PMDB) que apoia a idéia, fez questão de ressaltar que de inicio tinha muito receio em relação a implantação da Rádio Comunitária em Jateí, mas depois de uma conversa esclarecedora com Marcos Billy, viu que junto com a população abraçando a causa, a administração dará sua parcela de colaboração com apoio cultural, assim noticiando ações de interesse público sem fazer politicagem. “Agora vejo que este será um meio de comunicação de suma importância, onde irá desenvolver papel fundamental para o fortalecimento e valorização da cultura local e integração da população” garante o prefeito.
O coordenador Marcos Billy explicou que a Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1 km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.
Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas ideias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais. “Deve-se deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais, assim como os acontecimentos comunitários e de utilidade pública, promovendo atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população” diz Billy.
A Rádio Comunitária não pode ter fins lucrativos nem vínculos de qualquer tipo, tais como partidos políticos e instituições religiosas, sendo assim para a implantação em Jateí que já foi contemplada pelo Ministério das Comunicações, basta a criação da Associação de Fomento da Cultura e Esporte do município de Jateí, onde estará a frente da rádio, e o encaminhamento da documentação necessária.
Já o deputado Tetila que está sempre empenhado para implantações de Rádios Comunitárias no estado, explica que este é um momento muito importante, com uma iniciativa que irá trazer mais progresso para Jateí, buscando plenitude da comunicação, com voz e vez para a população. “Com o progresso a auto estima será elevada, melhorando todos os níveis, dando prioridade aos interesses da comunidade e participação ativa dos ouvintes na programação”.
{jcomments on}