25/10/2011
Do Tele.Síntese
A Comissão de Banda Larga para Desenvolvimento Digital da ONU divulgou nesta terça-feira (25) quatro metas para a promoção da inclusão digital nos países em desenvolvimento, que englobam desde políticas públicas de banda larga aos preços e penetração dos serviços.
As metas acordadas, o cumprimento das quais será monitorado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), são as seguintes:
1. Tornar políticas de banda larga universais. Até 2015, todos os países devem ter um plano ou estratégia nacional de banda larga ou incluir a banda larga em suas definições de acesso/serviço universal.
2. Tornar a banda larga acessível financeiramente. Até 2015, serviços de entrada de banda larga devem ter preços acessíveis em países em desenvolvimento, o que será atingido através de uma regulação apropriada e forças de mercado (por exemplo, preços devem representar menos de 5% da renda média mensal).
3. Conectar domicílios à banda larga. Até 2015, 40% dos domicílios em países em desenvolvimento deverão ter acesso à internet.
4. Promover a inclusão digital. Até 2015, a penetração de usuários de internet deve atingir 60% em todo o mundo, 50% em países em desenvolvimento e 15% nos países menos desenvolvidos (os chamados LDCs, na sigla em inglês). ”Essas metas são ambiciosas mas alcançáveis, dada a vontade política e o compromisso da parte dos governos, que devem agir em parceria com o setor privado”, disse Hamadoun Touré, co-vice-presidente da Comissão e secretário-geral da UIT, que deverá publicar um relatório anual com um ranking mostrando o progresso dos países em atingir as metas.
{jcomments on}