Telefónica oferece internet VIP para clientes corporativos. Na Espanha. E a neutralidade?

Operadora nega ataque à neutralidade de rede e quer lançar serviço no Brasil ainda este ano.

15/09/2011
Do Tele.Síntese

A Telefónica lançou, na Espanha e na Argentina, o serviço Content Delivery Network (CDN), em que clientes corporativos e, especialmente, provedores de conteúdo, poderão pagar para garantir um acesso de melhor qualidade aos seus conteúdos. A ação provocou reações entre defensores da neutralidade de rede, que impede a discriminação de tráfego de dados na internet por tipo de usuário ou conteúdo, mas a operadora espanhola nega haver relação entre as duas coisas.
Segundo o jornal El País, a companhia já fechou contratos com diversas empresas e está em negociações com o Google. Com o serviço de CDN, as empresas pretendem evitar engarrafamento de tráfego de conteúdos que usem muita banda, a Telefónica espera “monetizar a rede oferecendo serviços de valor adicionado”, sem custo para o usuário final. De acordo com Linares, outras empresas já usam este tipo de serviço especializado.
Linares assegurou que nos últimos cinco meses um total de 40 empresas, entre operadoras de telecomunicações, provedores de serviços de internet e empresas de conteúdo chegaram a um “consenso bastante avançado” sobre um novo modelo para dividir a conta do negócio online. A empresas apresentaram à Comissão Europeia onze propostas para um modelo sustentável de negócios mediante “a gestão diferenciada do tráfego de forma transparente”, denominado por Linares de mercado de duas caras. Se trataria de poder diferenciar, por um lado a gestão do tráfego por usuário e cobrar-lhe segundo suas necessidades: volume de download, tipo de conteúdo, qualidade da conexão etc. E, por outro, segmentar os provedores de conteúdo e cobrar-lhes de forma diferenciada.
De acordo com o jornal, o serviço CDN da Telefónica deve ser lançado no Chile, no Peru, no Brasil, na Alemanha e na Venezuela ainda este ano.
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