13/09/2011
Do Tele.Síntese
Até o final deste mês a rede da Telebras chega a Imperatriz, no Maranhão, e em Campinas, interior de São Paulo, com potencial para atender a 500 cidades. “Mas isto é disponibilidade, não significa que vamos ligar. Só vamos ligar aquelas que, realmente, tiverem uma demanda pré-estabelecida”, explicou o presidente da Telebras, Caio Bonilha, em palestra realizada na tarde de hoje na Futurecom.
A ligação entre Brasília e Imperatriz seguirá via Fortaleza e, de Brasília para Campinas, a rede será por Itumbiara, em Goiás, de onde sai também uma ligação para o Norte.
Atualmente a rede da estatal está sendo usada por mais de 20 provedores, no Distrito Federal e em Goiás. “Cada provedor atende de três a cinco cidades, então, tem mais de 20 cidades interligadas à rede”, disse Bonilha. A projeção da Telebras é interligar este ano apenas 150 cidades à sua rede.
Clientes públicos
A prestação de serviços pela Telebras para empresas públicas ainda está em discussão. “A questão é como foi feito o decreto de reativação da Telebras, sendo a empresa uma SA”, disse Bonilha. No seu entender, a estatal poderia prestar serviços para outras empresas públicas usando o artigo 24 da Lei de Licitações, a 8.666, mas as empresas, potenciais clientes, têm dúvidas. “O problema é que hoje no Brasil quem manda são os advogados”, afirmou Bonilha, esclarecendo que o entendimento das empresas é se podem ou não contratar diretamente a Telebras. “Do nosso ponto de vista não tem problema”, afirmou.
{jcomments on}