19/08/2011
O Piauí avança em seu projeto de implementação de uma rede de banda larga de alta capacidade e qualidade em todo o Estado. Já são 31 pontos na capital com serviço próprio de internet, que permite uma conexão de alta velocidade para os órgãos governamentais. Com isso, é possível agilizar a prestação de serviço dentro dos órgãos públicos, prover zonas de acesso público à internet via wi-fi e atender espaços de inclusão digital.
Instituído no início do ano, o projeto Piauí Estado Digital foi viabilizado por meio de um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Telebras e apoio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). A iniciativa deverá gerar economia significativa de recursos e melhorar o atendimento à população.
“Nosso objetivo é uniformizar o acesso aos serviços de dados no Estado, tanto em relação à qualidade, como aos custos para sua contratação”, explica Thiago Siqueira, diretor geral da ATI. A primeira etapa do projeto abrange 49 municípios, dos quais 43 possuirão Estações Piauí Digital. Esses espaços atuarão como centros de acesso à tecnologia da informação para a inclusão social, com orientadores treinados para prestar cursos de informática para a comunidade. O objetivo final é integrar os 224 municípios do Piauí, por meio de uma rede de comunicação híbrida de alta capacidade.
Facilidades para o cidadão
A economia de gastos do governo em banda larga deve chegar a 40% com o Piauí Digital. Antes do projeto, cada secretaria contratava seu próprio provedor, assim não havia uniformidade no serviço prestado. Com a rede própria, a conexão se torna constante, o que garante o atendimento adequado ao cidadão. “As reclamações dos usuários diminuíram bastante, pois a expedição de um documento passou a ser feita em cerca de 20 minutos”, diz Arcanja Viana, coordenadora de Implantação e Manutenção dos Centros de Atendimento ao Cidadão/Programa Espaço da Cidadania.
Estão conectadas à rede própria as seguintes secretarias de Estado: Segurança; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Administração; Justiça; Transportes; Saúde; Infraestrutura; Trabalho e Emprego; Turismo; Governo; Assistência Social e Cidadania; Inclusão da Pessoas com Deficiência; e Defesa Civil.
Outros órgãos também conectados são Corpo de Bombeiros; Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP); Plamta; Agência de Fomento; Instituto de Terras (Interpi); Delegacia Geral; Instituto de Identificação João de Deus Martins; Fundação de Esportes (Fundespi); Detran – Shopping Automall; Espaço Cidadão; Comando Geral da Polícia Militar; Maternidade Dona Evangelina Rosa; Sistel; Gabinete Militar; Iapep; Vice-governadoria; Palácio de Karnak; Fundação Cepro; e Junta Comercial. Enquanto o fornecimento de banda larga própria não chega aos demais municípios, o Governo irá utilizar serviços de empresas contratadas. {jcomments on}