Festival de ideias e inovação

Iniciativa estimula a criação e a produção em redes colaborativas para solucionar problemas sociais.

Por Lennon Lima

08/08/2011

Promover, de forma colaborativa, a inovação e a criação de soluções para problemas sociais. Essa é a proposta do Festival de Ideias, Inovações para o Desenvolvimento Social (FDI), resultado de uma parceria entre o Centro Ruth Cardoso e as redes sociais V2V, Mandalah e Catarse.

Uma plataforma web foi criada para receber os projetos, que podem se enviados por qualquer pessoa. Os projetos podem se referir a qualquer tipo de problema social, mas foram sugeridos três temas: violência, mobilidade urbana e catástrofes naturais. Bruno Ayres, empreendedor social e diretor executivo do V2V, e também integrante da curadoria do Festival, diz que os temas sugeridos são “desafios críticos na sociedade”.

As propostas postadas na plataforma ficarão online, abertas ao público por um mês. Qualquer internauta poderá opinar ou propor modificações para aperfeiçoar a ideia. Os projetos serão avaliados por uma comissão selecionada pelos organizadores. Serão escolhidos 20 finalistas para participar de um encontro presencial, que acontecerá na Cinemateca de São Paulo, nos dias 20 e 21 de setembro.

Essa rodada presencial vai funcionar como uma espécie de hub, captando as ideias para que sejam discutidas e retransmitidas para os demais. Os autores terão oportunidade de apresentar suas propostas para uma plateia de investidores, de natureza física ou jurídica. No final do encontro, os três melhores projetos receberão prêmios de R$ 10 mil cada um. Todos as propostas que chegarem até a etapa finalista vão dispor de espaço especial no site Catarse.me. Porém, mesmo os projetos não vencedores poderão receber recursos de investidores.

{jcomments on}