25/07/2011
Será no dia 4 de agosto, em Paraty (RJ), o I Encontro de Pontos de Cultura da Costa Verde. O encontro vai reunir representantes dos sete pontos de cultura em comunidades tradicionais da região, que fica entre Angra dos Reis (RJ), e o norte de Ubatuba (SP) e concentra uma grande diversidade cultural: comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas. Alguns pontos ficam em quilombos do Norte de Ubatuba ou na periferia de Paraty, outros são temáticos, como o de teatro e outro da Flipinha (a versão da feira literária de Paraty para crianças).
O tema será a Cultura Digital e o programa Cultura Viva e o enfoque será o debate sobre a atividade dos pontos de cultura na região, a implementação do Pontão de Cultura e as necessidades das comunidades tradicionais. Afastadas dos centros urbanos, explica Roque Gonzalez, coordenador Ponto de Cultura da Associação Nhandeva Tuxáua, elas recebem pouco suporte das políticas públicas de inclusão digital. “As comunidades guarani, de Paraty Mirim, a comunidade caiçara do Sono, e do Pouso da Cajaiba, quilombo do Bracui não têm conexão à internet”, conta ele. “Há lugares onde nem as companhias de comunicação celular tem sinal suficiente para transmitir dados”.
O Pontão de Cultura Digital Para o Envolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, proposto pelo Forum de Comunidades Tradicionais, foi aprovado pelo edital de 2009 e ainda não foi conveniado. Sua função seria gerir e capacitar todos os telecentros de pontos de cultura e outros telecentros implementados na região, explica Gonzales. Vários se encontram inativos, como o de Trindade e o do Caminho do Ouro.
Outro ponto de avaliação coletiva serão os editais e prêmios do MINC, da Secretaria de Cultura do Estado, e os convênios com o MINC. “Destes convênios, dois Pontos de Cultura estão com problemas — foram conveniados em 2005 e o convênio está expirando, mas eles não receberam a última parcela –, os outros são das secretarias do estado do Rio e de SP, então também abordaremos suas demandas”. Estarão presentes no encontro representantes de pontos de outras regiões do estado do Rio de Janeiro e representantes de órgãos públicos como o Serpo, o Ministério da Cultura, a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e a Secretaria de Cultura de Paraty.
Será inaugurado um telecentro, um dos três novos pontos de acesso público a serem implantados na região por meio de parceria com o programa Telecentros.BR entre o PDC Itae e o Serpro. Mais informações sobre o evento com o próprio Roque, no telefone (24) 3371-2601. O encontro será no Ponto de Cultura do ITAE, na Rua Jose do Patrocínio, s/n, Parque da Mangueira – Paraty.
Os Pontos de Cultura da Costa Verde são:
Ponto de Cultura Patrimonio Imaterial e Geração de Renda em Paraty ITAE
Ponto de Cultura Manoel Martins Quilombo do Campinho
Ponto de Cultura Associação Nhandeva
Ponto de Cultura Caiçara da Joatinga
Ponto de Cultura Escola de Ciranda de Tarituba
Ponto de Cultura Quilombo do Cambury
Ponto de cultura Quilombo da Fazenda
Ponto de Cultura Quilombo do Bracui
Ponto de Cultura da Flipinha
Ponto de Cultura do Teatro
{jcomments on}