06/01/2010 – Em fevereiro, serão liberados os recursos para a aquisição de mais 37 mil máquinas; em março, será encomendado outro lote, de 55 mil equipamentos e, no final de abril, será feita a aquisição dos 55 mil notebooks restantes, de um total de 150 mil computadores, no valor total de R$ 82 milhões.
A Digibrás foi declarada a vencedora do leilão promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), para fornecer os laptops educacionais, que vão equipar 300 escolas, de todas as regiões do país, na segunda fase da experiência-piloto do programa UCA.
A escolha da Digibrás se deu após contestações na Justiça feitas pela Comsat, primeira classificada que acabou fora da disputa, porque o lote de computadores, com tecnologia da indiana Encore, montados no Brasil, não passou no teste de certificação do Inmetro. O O último recurso da Comsat foi considerado improcedente e a vitória da Digibrás foi divulgada pelo FNDE. Documento do órgão sobre a sessão pública informa que não caberá mais recursos e que a escolha da Digibrás é definitiva. (TeleSíntese – www.telesintese.com.br)