Vincent Moon vem ao Fórum da Cultura Digital 2010

Moon faz os filmes da Blogotheque, um site de bandas que enxergam a internet com um aliado. Vai filmar no Brasil para seu projeto Temporary Areas.

11/11/2010
Do Fórum da Cultura Digital

Quando Vincent Moon começou seus “Concerts `a emporter” (shows para viagem, em tradução livre) em 2006, o formato de videoclipe já estava em franca decadência junto com os modelos de negócios da indústria musical. Sendo feitos e pensados para a web, mais especificamente para o site francês La Blogotheque, a série também já começou se utilizando da internet para achar bandas interessantes desse novo cenário musical que vê a internet não um inimigo, mas sim um grande aliado. O site logo virou ponto de referência para o público que procura novos sons.

Seguindo a dinâmica da rede, o crescimento do site impulsionou o crescimento das bandas que nele apareciam, ao mesmo tempo que bandas relativamente novas como Grizzly Bear, Okkervil River e Man Man começaram a agregar público e notoriedade ao site, chamando atenção de bandas maiores como R.E.M, Bloc Party, The Divine Comedy, The Shins .

A estética de Moon consiste em colocar o artista em contato com as ruas da cidade, andando e tocando ao mesmo tempo, cada música sendo gravada em um longo take, sem edição, sem grandes orçamentos, sem truques, apenas a canção os transeuntes e mais à frente: a web.

Mais recentemente, Moon começou a desenvolver um projeto chamado Temporary Areas, em que ele viaja o mundo levando a estética dos “concerts `a emporter” a diferentes países, estabelecendo base nesses países e documentando artistas e moradores locais.

No dia 15 de novembro o II Fórum da Cultura Digital Brasileira vai fazer parte da Temporary Area São Paulo. Ele vai participar do Seminário Internacional Culturadigital.br no debate Perspectivas criativas da Cultura Digital. Assim como acontece com o resto do fórum, esse evento será gratuito para quem quiser participar e também será transmitido via streaming.

{jcomments on}