Paraná terá banda larga nos 399 municípios até 2013

Com a Copa de 2014, a Celepar vai acelerar os projetos para expansão da rede e a implantação das cidades digitais.

05/11/2010
Do Wireless Mundi

Banda larga, cidade digital e softwares de governança estão entre os projetos que poderão ser acelerados, no estado do Paraná, em função da Copa 2014. Hoje a rede estadual conecta 250 municípios, os quais abrangem as 1.100 escolas estaduais com acesso à internet. José Antonio de Castro, presidente da Celepar, diz que a Copa 2014 contribuirá para colocar banda larga nos 399 municípios do estado. “Devemos realizar isso até 2013”, prevê. Castro explica que a infraestrutura é gerenciada pela própria Celepar e utiliza 80% da rede de fibra ótica da Copel Telecom e o restante é via satélite.

“O estado do Paraná tem uma situação privilegiada com a opção da Copel Telecom, que nos oferece boa parte da conectividade necessária para interligar os municípios do estado. Estamos avaliando várias possibilidades com a rede da Telebrás, RNP e todos os fornecedores para conseguir conectar todos os municípios até 2013”, observa.

Outra área que deve ser privilegiada com a chegada do evento esportivo é a construção das cidades 100% digitais. O presidente da Celepar cita que o modelo baseado no conceito de nuvem (cloud computing), que está sendo desenvolvido pelo Programa Um Computador por Aluno ( ProUca) em Santa Cecília do Pavão, na região norte do estado, deverá servir de modelo para outras cidades digitais até a Copa 2014. Castro também vislumbra que a Copa 2014 será uma oportunidade para a instituição oferecer seus próprios produtos a outros órgaos públicos como os softwares de governança, que contribui para a gestão de projetos de TI, e os portais de serviços públicos. “Temos cerca de 500 sites hospedados na Celepar”, informa. Ele, no entanto, reforça que o principal impacto que a Copa poderá proporcionar aos cidadãos será a inclusão no que se refere ao acesso: “a Copa 2014, sem dúvida nenhuma, é uma oportunidade para inclusão digital”.

{jcomments on}