27/10/2020
John Perry Barlow escreveu, em 1996, a “Declaração da Independência do Ciberespaço“, um manifesto na qual instava os governos a manterem-se afastados da rede e declarava: “O espaço cibernético não se limita a suas fronteiras”. Gilberto Gil incorporou as ideias da cultura digital ao Ministério da Cultura. Os dois vão se encontrar na mesa de abertura do Fórum da Cultura Digital 2010, no dia 15 de novembro, na Cinemateca Brasileira.
O encontro, promovido pelo Cultura Digital.BR, acontece até o dia 17, com o tema “A Rede das Redes”. Vai debater experiências, ações, redes de cultura digital espalhadas pelo país. A programação, que foi elaborada com a contribuição dos ativistas, internautas, geeks, desenvolvedores, trabalhadores da cultura digital, será divulgada nos próximos dias.
Já está confirmada a presença de Kenneth Goldsmith, criador do UbuWeb, um acervo digital de filmes, textos, áudios de livre acesso na web. Também estão confirmados os encontros Newscamp — de jornalistas, blogueiros e pessoas que trabalham com comunicação — e o Redelabs, que vai reunir especialistas em diversas áreas para debater possibilidades e ideias relacionadas a espaços dedicados à cultura digital experimental. Acompanhe as novidades no blog do fórum.
{jcomments on}