Ribeirão Digital é orçado em R$ 3,5 milhões

Três bairros do município de 500 mil habitantes vão ter acesso à internet gratuita

15/10/2010
do Convergência Digital

Lançado em dezembro do ano passado, o programa Ribeirão Digital, iniciativa da prefeitura de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, já está em processo de expansão. Três bairros do município de 500 mil habitantes vão ter acesso à internet gratuitamente por meio de ondas de rádio distribuídas por equipamentos públicos.

“Moradores dos bairros Jardim Marchesi, Jardim Procópio e Ribeirão Verde terão acesso gratuito à Internet sem fio em outubro. Nesta fase de implantação, cerca de 35 mil pessoas desses bairros receberão o benefício, mas nossa meta é atender toda a população”, afirmou a prefeita Dárcy Vera.

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp) estão testando o alcance do sinal nos bairros para garantir o funcionamento da rede. “Os moradores do bairro que solicitarem o sinal deverão preencher um termo de utilização elaborado pela prefeitura se responsabilizando pelo uso da rede apenas para fins legais”, afirma Mauro Rosa Peixoto, diretor de Informática da empresa pública.

“Os trâmites referentes ao cadastramento para o acesso da internet serão relacionados em decreto, que deve ser assinado pela prefeita no próximo mês”, explica. Atualmente, três parques de Ribeirão Preto contam com conexão gratuita à internet.

Em dois deles, o Luiz Roberto Jábali e o Luis Carlos Raya, o sinal é fornecido pela Coderp. No parque Maurílio Biagi, o sinal gratuito é fornecido por uma companhia de celular por intermédio de tecnologia 3G. Neste local, a tecnologia suporta 60 conexões simultâneas.

A mesma empresa vai levar a tecnologia, em breve, a outra área pública, o Parque Tom Jobim, localizado nas proximidades do bairro Jardim Procópio, na zona norte da cidade. A Coderp prevê que o sinal chegue em breve também à Praça Antônio Duarte Nogueira, situada no Jardim Centenário, região oeste do município.

O programa Ribeirão Digital foi criado no fim do ano passado pela prefeitura de Ribeirão Preto. Seu objetivo é, além de modernizar a administração pública, levar internet a toda a população da cidade. No lançamento do programa, foram anunciados investimentos de R$ 3,5 milhões.

A verba foi utilizada na instalação de 62 quilômetros de fibra ótica, que cobrem todos os órgãos municipais, facilitando, assim, sua intercomunicação.Atualmente, três torres de rádio transmissão, interligando 94 unidades educacionais. A fibra ótica é a responsável pela interligação de 54 prédios públicos.

A economia proporcionada pela construção da rede, que possibilita uso da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) para chamadas telefônicas, faz a prefeitura prever retorno do investimento em 18 meses. A rede de fibra ótica também tem melhorado a sensação de segurança da cidade.

A Guarda Civil Municipal passou a monitorar eletronicamente as unidades de saúde por intermédio de 70 câmeras e agora também passará a utilizar o sistema de consultas Infoseg, base de dados nacional voltada para a segurança pública.

{jcomments on}