Brasil tem o plano de dados móveis mais caro entre os países emergentes

O país foi o último colocado em um lista de 78 nações, entre elas Suazilândia, Tanzania, Albânia e Zimbábue.

14/10/2010
do IDG Now

 

O Brasil tem o plano de dados móveis mais caro entre os países emergentes, com custo superior a 120 dólares por mês. A informação provém de um relatório divulgado nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), baseado em dados coletados pela Nokia.

O país foi o último colocado em um lista de 78 nações, entre elas Suazilândia, Tanzania, Albânia e Haiti. Além do Brasil, apenas o Zimbábue – na África – tem o custo superior a 120 dólares por plano com tais serviços. A média das demais nações foi de aproximadamente 50 dólares.

A pesquisa usou como parâmetro o custo de um pacote de dados com 165 minutos de voz, 174 SMS, 1 MMS, 2.1 MB de tráfico de dados, download de 1 ringtone  e 3.7 SMS Premium.

O país com menor custo médio foi Bangladesh, seguido por Índia, Paquistão, Madagascar, Mongólia e China.

“A única maneira de melhorar a situação do país é conciliar o trabalho das empresas do ramo com uma regulamentação adequada, além de políticas públicas eficazes”, comentou Carlos Alberto Afonso, conselheiro do Comitê de Gestão da Internet no Brasil (CGI.br).

Para conferir o estudo na íntegra, em inglês, clique aqui.

{jcomments on}