Rede da Telebrás deve entrar em operação já integrada à do Ceará

A troca de tráfego entre redes estaduais e Telebrás não deve envolver dinheiro, mas troca de capacidade.

08/10/2010
Do Tele.Síntese

Em reunião realizada hoje (08/10), em Vitória, no Espírito Santo, a convite da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de TIC (Abep), os diretores técnicos das companhias de processamento de dados discutiram, com representantes do governo federal, a integração das redes estaduais com a rede da Telebrás. De acordo com José Luiz Aquino, do gabinete pessoal da Presidência da República, o encontro tratou de questões técnicas e da moeda que será usada na troca de tráfego entre as duas redes. “A tendência é que a remuneração seja feita com troca de capacidade e não envolva dinheiro”, comenta Aquino.

Na reunião foi decidido que a primeira rede estadual a se integrar à da Telebrás é a do estado do Ceará. “Nosso objetivo é que a rede da Telebrás entre em operação já com a rede do Ceará integrada”, contou Aquino. O presidente da Etice (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará), Fernando Carvalho, explicou que a integração começa pelo Ceará porque a infovia do Estado já está pronta. Outros estados que têm redes próprias e cujos representantes estavam na reunião, caso do Rio de Janeiro e do Paraná, também têm interesse em integrar suas redes à da Telebrás, acrescentou Carvalho. “Do ponto de vista técnico, não há nenhum problema para a integração das redes, uma vez que as tecnologias são convergentes (baseadas em IP). A discussão é sobre o modelo de negócios e converge para a troca de capacidade”, observou o presidente da Etice.

A expectativa é de que a rede da Telebrás comece a operar em dezembro e atenda, nessa primeira fase, cem cidades. Para isso, a empresa ainda precisa contratar equipamentos e sistemas para iluminar as fibras do backbone óptico. Os termos de referência para a contratação dos equipamentos estão sendo submetidos à consulta pública e o primeiro leilão, na modalidade de registro de preço, está previsto para o dia 15 deste mês. (colaborou Fatima Fonseca)

{jcomments on}