04/10/2010
Do Wireless Mundi
A construção de um laboratório de software livre para desenvolvimento de aplicações destinadas à demanda das cidades digitais do estado de Alagoas faz parte do projeto de inclusão digital, que envolve também criar rede sem-fio com acesso gratuito à internet em cinco municípios ainda neste ano.
O laboratório é fruto da parceria entre Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas ( Fapeal). Georginei Souza Neri, diretor da Unidade Gestora de Tecnologia da Informação – UGTI da Fapeal, explica que a fundação irá arcar com as bolsas científicas, enquanto a Universidade Federal de Alagoas cedeu o espaço na cidade de Arapiraca para o laboratório e o governo estadual entrará com os recursos necessários para a construção da obra.
“Este laboratório será um marco na região porque representa a construção de um pólo tecnológico na área de software livre com foco nas cidades digitais”, observa Neri. O diretor ainda informa que o edital para seleção de bolsistas será lançado neste mês de outubro. “O termo de cooperação entre os órgãos envolvidos ainda está em fase de assinaturas e, após esse processo, a Secretaria deverá lançar o edital para a construção da obra”, explica. Tudo indica que o laboratório ja uma realidade somente em 2011. No entanto, os bolsistas já devem começar a desenvolver os aplicativos em dezembro de 2010, ocupando os espaços vagos do campus de Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas.
{jcomments on}