Rede Marista abre chamada pública para implantação de novos telecentros no Rio Grande do Sul

As propostas devem ser entregues até o dia 15 de setembro. A rede já tem 13 telecentros e vai implantar 70 novos, dentro do programa Telecentros.BR.

19/08/2010
Da Rede Marista

Estão abertas as inscrições para a Chamada Pública de entidades sem fins lucrativos, que tenham interesse em implantar novos telecentros no estado do Rio Grande do Sul. A rede já tem 13 telecentros e vai implantar 70 novos, dentro do projeto Telecentros.BR, desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com a Rede Marista de Educação e Solidariedade e outras organizações públicas e privadas em todo o país. O objetivo do projeto é disseminar o acesso às tecnologias da informação e comunicação através da implementação de unidades de telecentros em diversas regiões do país.

Os documentos necessários à participação dos interessados serão aceitos entre os dias 16/08 e 15/09, até as 17 horas. O local de entrega é a sede da Rede Marista de Solidariedade, localizada na Rua Irmão José Otão, 11, em Porto Alegre. Caso haja a impossibilidade da entrega no local, os documentos e as propostas poderão ser enviados pelo correio para o mesmo endereço mencionado.

No link abaixo, é possível encontrar o edital que trata sobre a chamada pública e pré-requisitos de seleção. Outras Informações e esclarecimentos relativos à seleção serão prestados pela Comissão de Julgamento através do e-mail chamada.telecentros@maristas.org.br.

Sobre o projeto
Disseminar os pontos de acesso às tecnologias da informação e comunicação é um dos objetivos do projeto Telecentros.Br. Desenvolvido numa parceria dos Ministérios das Comunicações, Ciência & Tecnologia e Planejamento, através de entidades públicas e privadas o projeto já conta com diversos Telecentros em várias cidades do país. Cada Telecentro recebe do governo federal os seguintes itens para a sua implantação:

•    10 computadores
•    21 cadeiras multiuso
•    01 mesa do professor                                             
•    01 armário baixo em MDF
•    11 mesas para computador
•    01 projetor multimídia
•    01 roteador wireless
•    01 impressora
•    11 estabilizadores

•    01 câmera de segurança
•    01 computador servidor, e softwares de gestão de telecentros.

Além de facilitar o acesso a tecnologias da comunicação e informação em diferentes comunidades, o projeto também capacita os monitores para atuarem nos telecentros, cada unidade poderá selecionar um monitor/ instrutor que receberá uma bolsa do governo federal. No Rio Grande do Sul, o projeto prevê a criação de 320 telecentros. A Rede Marista será responsável pela implantação de 70 novos projetos e a melhoria de 13 telecentros já existentes.

Abaixo, segue a lista das cidades selecionadas para receber o projeto e o número de teleceontros que serão abertos em cada uma:

Porto Alegre
20
Santa Maria
10
Gravataí
5
Novo Hamburgo
2
Passo Fundo
4
Erechim
3
Cruz Alta
3
Viamão
3
Bento Gonçalves
2
São Leopoldo
3
Esteio
2
Campo Bom
2
Canoas
4
Sarandi
1
Sapucaia do Sul
2
Capão da Canoa
2
Arroio do Sal
1
Constantina
1
Total
70