22/07/2010 – Foi assinado, hoje, no FISL 11, um termo de compromisso por meio do qual instituições públicas e empresas estatais se propõem a dar apoio à comunidade Java do Brasil, que está desenvolvendo aplicações em Java Virtual Machine (JVM), ou, máquina virtual livre. Essa tecnologia suporta diversos sistemas públicos, como por exemplo o Imposto de Renda pela internet, operações em terminais bancários, entre outros.
Assinaram o documento: Serpro, Dataprev, CEF, e os ministérios de Ciência e Tecnologia e do Planejamento, além da Comunidade OpenJDK. Outras instituições públicas estão sendo convidadas a aderir ao acordo. Essas instituições vão fornecer técnicos de suas equipes para ajudar a comunidade Java, testar as aplicações e avaliar os desempenhos em suas instalações.
Atualmente, explica Marcos Mazzoni, presidente do Serpro, a máquina virtual Java está disponível, para uso livre. Mas é de propriedade da Sun. “Nós queremos desenvolver um código aberto, para distribuição sem restrições”, relata.