12/07/2010 – O CPqD assinou convênios de cooperação técnica com duas tevês comunitárias de São Paulo para testar soluções de compartilhamento de programação pela Rede Experimental de Alta Velocidade – Rede GIGA -, que reúne várias instituições de ensino e pesquisa do país sob a coordenação do CPqD e o apoio da RNP (Rede Nacional de Pesquisa).
A ideia é criar uma rede de compartilhamento de programas produzidos pelas emissoras de TV comunitária, de modo a facilitar a distribuição desses conteúdos para a população de diferentes cidades. As tevês que vão participar dos testes são a TV Fênix, de Campinas, e a TV Cidade, de Taubaté. Atualmente, a Rede GIGA tem capacidade de transmissão entre 1 e 10 Gbit/segundo.
“As duas emissoras vão fornecer os conteúdos, que ficarão armazenados nos servidores do CPqD e poderão ser compartilhados entre elas”, explica Nilsa Azana, pesquisadora do centro. No futuro, outras TVs comunitárias podem vir a integrar o projeto – e, com isso, também compartilhar os seus programas. “Será uma alternativa para a distribuição dos conteúdos dessas emissoras para um número maior de pessoas”, diz Nilsa, em um comunicado divulgado pelo centro.
Além de testar a transmissão do conteúdo, o centro está começando a desenvolver uma ferramenta de busca, uma espécie de “Google de vídeos”, para descrever os conteúdos disponíveis. O CPqD também vai fornecer a infraestrutura de armazenamento e busca dos programas. Com a parceria firmada com as duas emissoras paulistas, o centro pretende aprimorar essa ferramenta, utilizando conceitos de web semântica para tornar as buscas mais eficientes e eficazes, diz o comunicado.