Serpro oferece recursos para formar uma base de dados sobre inclusão digital

O Serpro oferece infraestrutura, recursos humanos e apoio para o desenvolvimento e a implantação da Rede Brasil Digital, programa de gestão de telecentros.

06/07/2010

O Serpro incluiu em seu programa de voluntariado — o Trabalho Cooperado, que permite que funcionários trabalhem em projetos de interesse da sociedade — e montou uma infraestrutura para desenvolver, manter e hospedar a Rede Brasil Digital (RBD).

A RBD é um sistema de gestão de telecentros que pretende recolher, em todo o Brasil, dados que permitam enxergar quantas pessoas são beneficiadas pelos projetos públicos de inclusão digital.”Nos preocupa que o Governo Federal tenha uma base única de informações e que possa dar esclarecimentos à sociedade brasileira, que possa dizer eu investi X em inclusão digital e X pessoas foram beneficiadas”, explicou Antônio Carlos Miranda, gerente do Departamento de Monitoração e Gestão da Coordenação de Inclusão Digital do Serpro, na plenária sobre sistemas pra gestão de telecentros realizada durante a 9a. Oficina para Inclusão Digital, em Brasília, na semana passada.

O objetivo do Serpro é convencer os gestores dos diversos projetos em andamento a se engajar na RBD. Para aderir à RBD, os telecentros precisam estar cadastrados no Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid). Não precisam, no entanto, deixar de usar suas próprias ferramentas de gestão — neste caso, o sistema RBD terá uma camada intermediária para captar as informações necessárias. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) aderiu ao sistema, que será implantado nas Casas Digitais, e há negociações avançadas para que o Banco do Brasil, que tem seu próprio sistema de gestão de telecentros, também entre na rede, conta Miranda.