05/07/2010
Do blog Woork Up
Censura na internet é uma das ferramentas usadas por governos para impedir que informações indesejadas cheguem aos seus cidadãos e evitar a disseminação de informações pela rede. É um fenômeno que atinge países onde vivem 25% da população mundial. Veja aqui o mapa.
De acordo com os últimos dados divulgados pela OpenNet Initiative e pela organização Repórteres sem Fronteiras, são 12 os países que adotam a censura na internet de maneira substancial e que atinge toda sua população com acesso à rede. A China, com uma população de mais de 1,3 bilhão de pessoas e 360 milhões de usuários ativos da internet, é de longe o país em que a censura afeta o maior número de cidadãos, seguida pelo Irã, pelo Vietnã e pelo Egito.
É impressionante observar que, de acordo com esses números, cerca de 1,72 bilhões de pessoas são atingidas pela censura. Isso corresponde a 25,3% da população do planeta, estimada em 6,79 bilhões de pessoas.
Mais que isso, em muitos casos a censura não se limita ao uso de filtros de software para selecionar a informação acessível pela população, mas também é usada pelos governos para combater a oposição. De acordo com a Repórteres sem Fronteira, China, Vietnam, Irã, Síria, Egito e Burma (Mianmar) são países em que a censura é usada como uma forma de repressão. A China lidera esta triste lista, com 72 ativistas da internet na cadeia, seguida pelo Vietnã (17) e pelo Irã (13), pela Síria (4), Egito e Burma (2). Não há dados disponíveis sobre a Coreia do Norte.