Transações bancárias via internet superaram, em 2009, as feitas por meio de caixa eletrônico.

A participação da internet nos pagamentos de contas e de tributos o de transferência de dinheiro cresceu 17% no ano passado.

05/07/2010

Em 2009, a internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais utilizado no Brasil. Pela internet foram iniciadas 31% das transações de pagamento de contas, de tributos e de transferência de crédito, ultrapassando os terminais de auto-atendimento (ATM). Foram 8,365 bilhões de transações por acesso remoto (internet, home e office banking), ou 30,6 por cento do total, contra 8,133 bilhões de transações em caixas eletrônicos, de acordo com o anuário estatístico do BC sobre o sistema de pagamentos de varejo no Brasil. Em 2008, o acesso remoto correspondera a 7,234 bilhões de transações. As informações fazem parte do Diagnóstico de Sistemas de Pagamento de Varejo do Brasil, divulgado hoje pelo Banco Central. O levantamento também constatou a desaceleração no crescimento da quantidade de cartões de crédito e de débito em circulação e a tendência de redução do uso dos cheques.

Os canais de atendimento Internet, Home e Office Banking (como o Banco Central classifica o atendimento via internet) e Agências e Postos Tradicionais, em 2009, responderam, cada um deles, por aproximadamente 27% das transações de pagamento de conta, de pagamento de tributo e de transferência de crédito. Esses canais, no entanto, apresentaram tendências diferentes: Internet, Home e Office Banking apresentou crescimento de 17% no último ano, enquanto o canal Agências e Postos Tradicionais apresentou redução de 2%, o que fez com que o primeiro canal passasse a ser, em 2009, ligeiramente mais utilizado que o segundo.

Comparativamente ao ano anterior, em 2009 houve incremento da ordem de 15% na quantidade e de 18% em termos de valor de transações realizadas por intermédio do canal Internet, Home e Office Banking. Da quantidade total de transações, 26% implicaram movimentação financeira em contas de clientes e, entre essas, 54% estavam relacionadas a Transferências de Crédito.

As estatísticas, atualizadas e publicadas anualmente, incluem indicadores de sistemas de pagamento de varejo e de seus instrumentos. As principais fontes de informação são: Banco Central do Brasil, bancos, câmaras e prestadores de serviços de compensação e de liquidação e emissores e credenciadores de cartões de pagamento, Bank for International Settlements (BIS) e Banco Central Europeu (BCE).