Software Landell será lançado no FISL 11

O programa de transmissão de vídeo aceita várias câmeras e faz troca de imagens como um mixer digital.

27/06/2010 – SLTV é um software de captura e transmissão de vídeo livre, que utiliza Gstreamer como base, uma das mais populares bibliotecas multimídia em software livre, e um front end em Phyton. Vencedor do prêmio Mídias Livres, do Ministério da Cultura, em 2009, o programa foi aperfeiçoado e chegará ao Fórum Internacional de Software Livre 11, na versão 1.0, rebatizado com o nome de Landell – uma homenagem ao padre Landell de Moura, brasileiro que realizou a primeira transmissão de voz humana através de ondas eletromagnéticas.

O software foi desenvolvido pela empresa mineira Holoscópio, com o apoio da equipe da TV Software Livre (TVSL). “O diferencial é que o software aceita várias câmeras e faz troca de imagens  como um mixer digital”, diz Fabrício Solagna, integrante da equipe da TVSL, emissora que existe há 5 anos e transmite todos os FISL com ferramentas livres. Ao capturar diversas fontes de vídeo e audio, podendo fazer trocas de cena, o programa se torna comparável a ferramentas robustas disponíveis no mercado. Um software comercial desse tipo custa por volta de R$ 5 mil. E o Landell estará disponível para download gratuito.

O programa foi apresentado aos Pontos de Cultura, durante a 9ª Oficina de Inclusão Digital, em Brasília. E irá, em outubro, para o Open Video Aliance Conference, em Nova York (EUA).

Para baixar: sltv.holoscopio.com.br