Municípios podem inscrever bibliotecas para receber telecentros até sexta

O ministério ainda depende de recursos contingenciados para comprar os kits de telecentros para as bibliotecas e para o programa Telecentros.BR.

16/06/2010
Do Tele.Síntese

O Ministério das Comunicações prorrogou até sexta-feira, dia 25, o  prazo para os municípios inscreverem as bibliotecas públicas municipais que poderão ser contemplados com novos telecentros comunitários. Os telecentros serão instalados exclusivamente em bibliotecas públicas – e não em bibliotecas de escolas.

Para atender as bibliotecas públicas, o Minicom depende da liberação de recursos contingenciados para aquisição dos kits de telecentros, composto de 11 computadores , sendo 10 terminais e um servidor cada, além de impressora a laser, projetor datashow, um roteador para acesso à internet. A expectativa do coordenador-geral de Projetos Especiais da Secretaria Executiva do ministérios, Carlos Paiva, é de que sejam liberados em torno de R$ 40 milhões até julho, recurso suficiente para atender também uma parte das entidades inscritas no Programa Telecentros.BR.

Até o momento, O Minicom já entregou sete mil telecentros comunitários para 5.480 municípios, o que significa que 98,25% dos municípios do Brasil já dispõe com pelo menos um. A contrapartida municipal é a disponibilização do espaço físico para instalação dos equipamentos e de monitores para atendimento ao público.