11/06/2010
Do Portal Uai
Se a referência da nova geração é a tecnologia, nada mais natural que usá-la também no ambiente escolar. E se os alunos a dominam, o professor não pode ficar para trás. A partir de agora, educadores de Belo Horizonte terão espaço dedicado a essa inserção, para criar e inovar no jeito de ensinar, com a inauguração do Núcleo Amigo do Professor (NAP), no Bairro Horto, na Região Leste da cidade. O objetivo é formar e estimular não só os mestres, mas também gestores escolares e futuros docentes a usarem as mais avançadas ferramentas digitais em sala de aula. Até o fim do ano, serão atendidos 450 professores na modalidade presencial e 230 universitários no curso a distância.
Eles participarão de oficinas, seminários e palestras e vão contar com um laboratório, no qual poderão testar e validar o uso pedagógico de novas formas de melhoria da qualidade de ensino e do aprendizado. As atividades não presenciais serão feitas no Portal Amigo do Professor, ainda em fase de elaboração. A ideia é que, pelo curso a distância, profissionais do interior e até mesmo de outros estados possam ser contemplados. O NAP foi construído nas dependências do Plug Minas, espaço lançado há um ano e voltado para a educação e formação profissional de jovens mineiros com idade entre 15 e 24 anos, matriculados na rede estadual de ensino, com a finalidade de inseri-los na era digital.
O núcleo do professor é uma parceria entre o governo do estado e o Instituto Unibanco. O governador Antonio Anastasia (PSDB) disse que a iniciativa é sinônimo de um futuro de inclusão: “Estamos num mundo digital, das comunicações, no qual as coisas mudam muito rápido e, por isso, é preciso incluir o professor”. A especialista em educação e superintendente do instituto, Wanda Engel destacou que a entrada dos professores nessa era é importante para acabar com um abismo comum entre eles e os estudantes. “Os jovens são muito mais ativos nessa cultura que os educadores. Hoje, temos escolas analógicas e educandos digitais”, disse.
Ela acrescentou que é preciso domínio das modernas tecnologias da informação e da educação para alunos e mestres. “Fazer isso não é distribuir salas de informática pelas escolas e notebooks para professores, mas inseri-los totalmente. O NAP pretende oferecer a educadores e gestores acesso à cultura digital e ao domínio da informação e da comunicação, porque se dominarem essas questões terão clareza da importância delas como ferramenta em sala de aula”, ressaltou Wanda.
A secretária de Estado de Educação Vanessa Guimarães afirmou que esse não é o único esforço na formação dos professores. Segundo ela, mais de 50% dos docentes da rede estadual foram qualificados para o uso da internet e computadores e todos trabalham agora como agentes multiplicadores. “As parcerias são sempre bem-vindas pela qualidade e inovação”, afirmou.
O projeto agradou os professores, que na terça-feira tiveram as primeiras lições nas salas do NAP. Professora de física da Escola Estadual Professor Fontes, Rita Costa disse que não sobrevive mais sem os recursos da informática. A internet é ajuda constante na elaboração de provas e de exercícios. “A intenção em participar do projeto é chegar mais perto do aluno para estar mais próximo da realidade deles.”