Termina na terça-feira prazo para prefeituras pedirem telecentros para suas bibliotecas públicas

Programa do Minicom vai entregar kits de telecentros a bibliotecas municipais até o final deste ano. A prefeitura precisa se cadastrar para receber o kit.

10/06/2010

Está aberto somente até terça-feira, 15 de junho, o prazo para todos os municípios brasileiros indicarem ao Ministério das Comunicações as bibliotecas públicas municipais – e não bibliotecas de escolas – que poderão ser contempladas com novos telecentros comunitários.

O programa de telecentros do Ministério das Comunicações já entregou 7 mil telecentros a 5,48 mil municípios, ou 98,25% dos municípios do Brasil. Na próxima fase, vai contemplar apenas bibliotecas públicas municipais. Os novos telecentros deverão ser instalados até o final do ano, de acordo com o Minicom.

O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado pelo Ministério da Cultura em abril, mostra que, em 2009, 79% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios. Quase a metade dessas bibliotecas possui computador com acesso à internet (45%), mas somente 29% oferecem este serviço para o público.

De acordo com o coordenador geral de Acompanhamento de Projetos Especiais da Secretaria Executiva do Minicom, Carlos Paiva, a intenção é incentivar a população a visitar a biblioteca, diversificar as fontes de consulta e oferecer, a toda a comunidade, acesso gratuito às novas tecnologias. Para maiores informações, o telefone da Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais é (61) 3311-6178 ou pelo e-mail: cgpe@mc.gov.br .


Telecentros.BR

O crédito de R$ 32 milhões para a aquisição de 2 mil kits de telecentros, a fim de atender o programa Telecentros.BR, deverá ser aprovado pelo Congresso antes do recesso parlamentar, acredita Paiva. Com  isso, será garantida a contratação dos equipamentos necessários para os 3 mil novos telecentros que o programa pretende implantar ainda este ano.

De acordo com Paiva, em 2010 foram adquiridos 1,55 mil kits, além de 400 a serem adquiridos entre junho e julho. O restante depende da aprovação do crédito pelo Congresso.