Telecentros.BR no Ceará


Foram contemplados os municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Iguatu, Cascavel e Russas, que desenvolve um dos maiores projetos de inclusão digital em comunidades no estado.

07/06/2010
Do Diário do Nordeste

Centenas de novos telecentros no Ceará e milhares espalhados pelo Brasil para informatizar escolas e comunidades. Os municípios em processo avançado de políticas de inclusão digital com os projetos mais eficientes e sustentáveis serão contemplados pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital (Telecentros.BR), do governo federal.

Com um orçamento de R$ 165 milhões, em todo o país foram contempladas apenas 63 iniciativas dentre 1.071 concorrentes. No Ceará, foram contemplados os municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Iguatu, Cascavel e Russas, este que já desenvolve um dos maiores projetos de inclusão digital em comunidades.

No fim do mês o jovem Adriano Ferreira Martins, da comunidade de Sítio Coaçu, em Russas, viajará para Brasília, onde participa da Oficina de Inclusão Digital, este ano como tema a inclusão digital nas comunidades por meio dos telecentros. Sem possuir um computador, Adriano virou de aluno para facilitador, instrutor do Programa de Ação Digital (PAD), que há mais de dois anos ensina e capacita jovens do município de Russas. Não é só ensinar a mexer num computador ou acessar internet, mas a própria concepção da máquina, sua estrutura e até de que forma reaproveitar, para artes ou de forma utilitária, as peças de um computador.

A prefeitura de Russas teve projeto aprovado pelos ministérios de Ciência e Tecnologia, Comunicações e Planejamento, que integram o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital. O projeto prevê a instalação de 13 novos telecentros e o apoio aos outros 13 que já existem no município. “Esta aprovação representará um marco histórico em Russas e consolidará definitivamente o PAD como uma das grandes iniciativas do Vale do Jaguaribe para promoção da inclusão digital da população”, destaca o coordenador do PAD em Russas, João Paulo.

A prefeitura já garantiu o espaço físico para a instalação dos telecentros, a maioria aguardados para a zona rural. O prefeito Raimundo Cordeiro vê o sucesso da iniciativa como o fundamento no investimento em educação como forma de “preparar o homem para o futuro”. O edital de seleção de propostas foi lançado em fevereiro deste ano. As inscrições terminaram dia 26 de março. Foram apresentados 1.071 projetos. Todos tratavam de 14.925 telecentros, entre novos e em funcionamento. Os seis projetos aprovados no Ceará vêm de cinco cidades: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Iguatu, Cascavel e Russas.

A comissão de avaliação considerou também o grau de apoio das proponentes aos telecentros, a experiência prévia e capacidade de continuidade, além da localização das unidades de maneira coincidente a políticas federais prioritárias. A aproximação com as universidades de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que tem oferecido mão-de-obra especializada em ciências da computação, é outro diferencial no sucesso do Projeto Ação Digital de Russas. O objetivo do Governo Federal é criar mais de seis mil telecentros e fortalecer as 3.514 unidades já existentes no Brasil. O programa vai oferecer equipamentos de informática novos e recondicionados, mobiliário, conexão à Internet em banda larga, além de bolsas e formação para monitores.