24/05/2010 – Será lançado, dia 1º de junho, Do Meb à Web: o rádio na educação (Editora Autêntica), livro organizado pelo professor Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia, e pela professora Sandra Tosta, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O livro apresenta um panorama do uso do rádio na educação em diversos países (Brasil, Portugal e Espanha) e conta com apresentação do professor Guillermo Orozsco, da Universidade de Guadalajara (México), uma referência nos estudos da relação educação-comunicação, com uma reflexão maior sobre o uso do rádio na América Latina pelos movimentos sociais.
O livro é fruto dos trabalhos de pesquisas sobre software livre e uso do rádio na educação e nasceu de um encontro de Nelson Pretto com o professor José Peixoto Filho (UEMG), militante do Movimento de Educação de Base (MEB ) da década de 1960. Como afirma Pretto, “na medida em que a conversa fluia vinha à cabeça um movimento da letra M virando W – de web, da internet – e, dessa forma, as pesquisas e o livro foram ganhando corpo”. Como fruto dessa pesquisa foram implantadas na Bahia as Rádio Faced WEB, a Rádio Ciberparque Anísio Teixeira (um Ponto de Cultura) em Irecê (Bahia) e a Rádio Teatro WEB, rádios que vão transmitir o lançamento.
Os capítulos do livro foram escritos por pesquisadores de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e também de Portugal e Espanha, com o objetivo de pensar o rádio desde os seus primeiros usos na educação até os dias de hoje.
O lançamento será na Escola de Teatro da UFBA (Vale do Canela), a partir das 19 horas. No lançamento também serão apresentados em primeira mão trechos da peça radiofônica A Vida de Franz Biberkopf, de Alfred Döblin, e de uma adaptação de um dos programas de rádio do Movimento de Educação de Báse (MEB) que, na década de 1960, eram utilizados para a alfabetização de adultos em movimentos populares com o método de Paulo Freire. Esses programas foram gravados pelas equipes da Rádio Teatro Web, da Escola de Teatro da UFBA, sob a direção de Gideon Rosa.