14/05/2010
O serviço de Banda Larga Popular da Telefônica, a ser lançado na Cidade Tiradentes até o final de maio, chama-se popular porque é mais barato que o Speedy (a não ser quando ele está em promoção) e poderá, quando a operadora decidir apostar no serviço, chegar a lugares onde a rede Speedy não chega. Mas quem pensa que “popular” quer dizer “para todos” está enganado: o serviço tem muitas limitações. Será oferecido apenas em alguns prédios, onde a Telefônica instalar pontos de acesso de sua rede sem fio. Segundo, é pré-pago. Para usar o acesso, onde ele existir, será preciso se cadastrar no portal da Telefônica e receber um número de cliente. A partir daí, pode-se optar por planos de R$ 9,00 (10 dias) a R$ 50,00 (51 dias). Para acessar durante 30 dias, o preço é R$ 31,00. Os créditos serão vendidos em casas lotéricas (ainda não definidas, no caso da Cidade Tiradentes) ou na loja online da operadora.
A velocidade do Banda Larga Popular, de acordo com o site www.minhabandalarga.com.br, é de 500 Kbps. Mas de acordo com a assessoria de imprensa e com as informações divulgadas quando o plano foi lançado, a velocidade é de 256 Kbps. O Speedy, serviço de banda larga da operadora, só é vendido a quem tem um telefone fixo da Telefônica (a assinatura mais barata custa R$ 24,90 por mês e o preço normal é R$ 40,35 por mês), mas para uma velocidade de 1 Mbps há um pacote em oferta: R$ 29,90 até dia 30 de junho. Depos, vai custar R$ 54,90 por mês.
Ainda se trata de um serviço-piloto. Por isso, não está disponível em mais lugares além de alguns condomínios em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. E agora, Cidade Tiradentes. A operadora não divulga os endereços onde a rede está ativada. O usuário precisa se informar em seu prédio, para saber se a Telefônica instalou uma rede ali, ou entrar em contato, por telefone, com o serviço de atendimento ao consumidor.
A Telefônica pretende chegar ao final do ano com 60 mil clientes de banda larga popular (dos quais, de acordo com Antônio Carlos Valente, presidente da operadora, 40 mil em Cidade Tiradentes). Para se ter uma ideia de como isso é limitado, basta levar em conta que a Telefônica tinha 2,8 milhões de clientes de banda larga (nas rede de telefonia, com o Speedy, e de TV a cabo, com o AJato) no fim de março. E que apenas no primeiro trimestre de 2010, conquistou 163 mil novos clientes.