Mais um telecentro da prefeitura de São Paulo

O programa de inclusão digital da prefeitura de São Paulo inaugura mais uma unidade, dia 15 de maio, na Cohab-Brasilândia.

13/5/2010 – Mais um telecentro da prefeitura de São Paulo começa a funcionar, a partir do dia 15. É a unidade Brasilândia B-3-Governador Mário Covas, que eleva para 344 o número de centros do programa paulistano — que quase triplicou, nos últimos três anos, em uma estratégia de reforçar as parcerias com organizações sociais, que hoje são responsáveis por cerca de 200 telecentros. Pela parceria, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria de Inclusão Digital, faz uma pequena reforma para adaptar a sala com banheiro e rampa de acesso a cadeirantes e paga R$ 1.300,00 para cada instituição cobrir despesas de limpeza e telefone, além de manter os instrutores que promovem os cursos e administram as unidades.

Cada Telecentro é equipado com 20 computadores. A utilização é predominantemente (75%) para aprendizagem e o restante do tempo é liberado para uso livre da população. São oferecidos 7 cursos, com aulas diárias e duração de duas semanas e há mais de 60 oficinas pré-formatadas que são oferecidas ao público de acordo com o perfil do usuário.

De acordo com a SMPP, o programa abre 20 mil novas vagas de capacitação ao mês. No ano passado, 163 mil e 54 pessoas concluíram os cursos e oficinas oferecidos. Os mais procurados foram: Introdução à Informática; Digitação; Editor de Planilha; Desenvolvimento de Sites; Apresentação e Marketing Pessoal; Mercado de Trabalho; Desenvolvimento de Web; Introdução à Arte Digital; Criação e Edição de Imagens; Blog – Criação e Manutenção; Alfabetização Digital para Crianças e para a Terceira Idade.

São aproximadamente 1,7 milhões de usuários cadastrados no sistema