09/04/2010 – Mais de 45 milhões de atendimentos foram contabilizados pelo programa Acessa São Paulo, de telecentros do governo do Estado de Sâo Paulo. Para usar livremente os computadores nos postos, é necessário preencher um cadastro e retirar a senha que dá direito ao acesso em um intervalo de 30 minutos. O uso é ilimitado. Se ao término do período não houver fila de espera, o usuário poderá continuar utilizando o serviço. Do contrário, basta apanhar uma nova senha e aguardar sua vez. O cidadão pode consultar o endereço e horário de funcionamento do programa em seu município pelo site www.acessasp.sp.gov.br.
Uma pesquisa realizada anualmente para avaliar o perfil do usuário do Acessa SP apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.
A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da frequência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.
O Acessa SP, programa vinculado à Secretaria de Gestão Pública do Estado e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), tem 595 unidades distribuídas em 524 municípios. (Com informações do Acessa SP)