Comissão discute precariedade de internet e telefonia na Amazônia

Deputados do Amazonas e do Amapá  afirmam que as operadoras desconsideram a região Norte em seus planos de investimento e expansão. No estado do Amazonas, somente Manaus, entre 62 municípios, possui cobertura plena de telefonia fixa e móvel.

12/04/2010 – (Da Agência Câmara) A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza audiência pública na quarta-feira (14) para discutir os serviços de internet e de telefonia fixa e móvel nos estados do Amazonas e do Amapá.

O debate foi proposto pelos deputados Marcelo Serafim (PSB-AM) e Janete Capiberibe (PSB-AP). Segundo eles, a região Norte vem sendo relegada pelas empresas prestadoras do serviço de telefonia móvel e internet no que se refere à política de investimentos, expansão e melhoria na prestação do serviço. Eles citam o exemplo do estado do Amazonas. “Dos seus 62 municípios, apenas Manaus possui cobertura plena de telefonia móvel e internet banda larga.”

Foram convidados: 
- um representante do Ministério das Comunicações; 
- o gerente-geral de Comunicações Pessoais Terrestres da Superintendência de Serviços Privados da Anatel, Nelson Mitsuo Takayanagi; 
- o gerente-geral de Qualidade da Superintendência de Serviços Públicos da Anatel, Walter Calil Jabur;
- o presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo (Abrafix), José Fernandes Pauletti; e o presidente da Associação Nacional das Operadoras de Celulares (Acel), Luiz Melo Júnior.

A audiência será realizada às 14 horas. O local ainda não foi definido.