31/03/2010 – Hoje é Dia Mundial da Liberdade dos Documentos (DFD, Document Freedom Day). Pessoas em diferentes cidades de todo o mundo se mobilizarão para sensibilizar o público geral sobre a importância de Padrões e Formatos de Documentos Abertos – ODF (Open Document Format). Os documentos que usam padrões abertos podem ser acessados independente de aplicativos proprietários.
“Todos os dias, milhares de usuários de computador como você editam textos, planilhas, tiram fotos e gravam vídeos. Imagine se você não mais conseguisse abrir suas cartas pessoais, ou abrir aquele album de fotos de sua lua de mel? E se você não conseguisse trocar esses arquivos com seus amigos porque o aplicativo usado por cada um de vocês não consegue se comunicar com o outro? Para ajudar você a ter documentos duradouros, nós celebramos o Dia da Liberdade dos Documentos”, escreve Fernanda Weiden no portal da Espírito Livre.
A Espírito Livre é uma organização não-governamental do Espírito Santo e organizou um dos eventos com os quais o Brasil vai participar do Dia da Liberdade dos Documentos. Será em Vitória, na Faesa, e você pode ver os dados aqui.
Para quem não está no Espírito Santo, a 4Linux prepara um debate que poderá ser acompanhado via internet. A 4Linux é uma empresa de consultoria, desenvolvimento e capacitação em software livre. Realiza hoje uma edição do BotecoNet com personalidades brasileiras e mundiais para dar seu depoimento público sobre o porquê suas empresas ou instituições – ou o próprio palestrante – estão envolvidos e engajados em mostrar ao mundo a importância de se trabalhar com formatos e padrões abertos de documentos.
O BotecoNet acontecerá virtualmente e será transmitido ao vivo pela internet, através do ambiente de EaD (ensino a distância) da 4Linux.
Veja a lista de participantes e acompanhe ao vivo, dia 31/03 a partir das 19:00horas (Horário de Brasília):
Jomar Silva: Representante da ODF Alliance no Brasil.
Paulo Maia: Gerente de Projetos – Caixa Econômica Federal.
Deivi Kuhn (a confirmar): Um dos Representantes do Governo Brasileiro na ISO.
Vitório Furusho: Analista Celepar e ativista dos padrões abertos de documento.
Clarice Coppetti: Vice-Presidente de Tecnologia da Caixa Econômica Federal.
Jon ‘maddog’ Hall: Presidente da Linux International.
Sérgio Amadeu da Silveira:Defensor da liberdade na rede.
Paulo Teixeira (a confirmar): Deputado Federal.
Internautas: Perguntas pelo chat.
Para se inscrever, entre neste endereço: http://www.4linux.com.br/node/document_freedom_day