29/03/2010 – O Ministério do Meio Ambiente (MMA) entrou no processo de seleção do projeto Telecentros.BR como proponente de cerca de 468 telecentros, a maioria novos. Esses telecentros estarão todos em áreas de interesse socioambiental e vão atuar com populações tradicionais e em programas prioritários do MMA.
O prazo de inscrição de propostas para o Telecentros.BR pela internet se encerrou na última sexta-feira. De acordo com Kiki Mori, foram inscritas 1075 propostas, solicitando apoio para mais de 11 mil telecentros.
O MMA realizará a coordenação geral desse conjunto de telecentros, respondendo ao Comitê Gestor do Programa e à coordenação Executiva (MPOG), conforme o sistema de monitoramento a ser adotado pelo Telecentros.BR. Esta coordenação vai se dar por meio de parceiros denominados “cabeças-de-rede”, que por sua vez também contarão com telecentros.
O cabeças-de-rede e seus telecentros são:
. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (227)
. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (36)
. Rede Povos da Floresta (70)
. Projeto Saúde e Alegria (61)
. Instituto Mamirauá (34)
. Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (36)
. Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia (12)
. Salas Verdes (63
. Instituto de Pesquisa, Educação e Desenvolvimento de Práticas Culturais e Populares da Amazônia (15).
Dentro do MMA, a implantação do programa estará sob a responsabilidade do Departamento de Educação Ambiental (DEA). Além de participar da seleção dos telecentros, o ministério vai participar da seleção da Rede de Projetos, em parceria direta com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, que está fazendo a coordenação executiva do Telecentros.BR.
O MMA vai desenvolver módulos de formação com conteúdos específicos de educação ambiental (considerando as comunidades tradicionais e de agricultura familiar beneficiadas). No final da tarde de hoje o ministro Carlos Minc formalizou a participação do MMA como proponente do conjunto de telecentros e assinou os primeiros Termos de Cooperação com os cabeças-de-de parceiros nessa iniciativa.