Google lança ferramenta de visualização de dados públicos

A ferramenta permite criar gráficos e tabelas animadas sobre população, produto interno bruto e outros dados públicos de várias fontes.

09/03/2010 – O Google lançou uma ferramenta de visualização de dados públicos, o Google Public Data Explorer in Labs, que permite construir gráficos e tabelas animados com dados de 13 instituições. A maior parte delas são americanas, mas há dados do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e do Eurostat, entre outros. Há dados sobre população em todas as regiões do mundo, produtos internos brutos, expectativas de vida e taxa de mortalidade de vários países, inclusive o Brasil. Os gráficos podem ser incluídos em blogs e sites.

Para escolher que conjunto de informações lançar para visualização, o Google analisou bilhões de buscas de informações públicas realizadas nos Estados Unidos, por meio de sua ferramenta de busca, durante uma semana, a fim de escolher as mais populares. O resultado:

1. Comparações entre escolas
2. Desemprego
3. População
4. Impostos sobre mercadorias
5. Salários
6. Taxas de câmbio
7. Estatísticas de criminalidade
8. Estatísticas de saúde
9. Estatísticas de desastres naturais

10. Produto Interno Bruto
11. Sobrenomes
12. Pobreza
13. Preço do combustível
14. Salário mínimo
15. Índice de preços ao consumidor, inflação
16. Mortalidade
17. Custo de vida
18. Resultados eleitorais
19. Nomes
20. Acidentes e infrações de trânsito

“Como se pode ver”, diz o release do Google, “as pessoas estão interessadas em uma enorme gama de dados e estatísticas, mas este tipo de informação só é útil se for fácil de acessar, entender e comunicar”. Veja a lista de bancos de dados disponíveis aqui. E aqui, uma entrevista de Pedro Markun, do Transparência HackDay, à revista ARede, sobre o acesso a dados públicos.