04/03/2010 -Quem tentou acessar o Portal Brasil durante todo o dia de hoje encontrou, na homepage, o seguinte aviso: “Estamos trabalhando para melhorar o desempenho do Portal Brasil. Você poderá acessá-lo novamente em algumas horas.” Ao final do aviso, um link levava ao comunicado oficial da Secretaria de Comunicação da Presidência da República:
“O Portal Brasil está fora do ar desde o início da manhã de hoje. Neste momento a área de tecnologia está trabalhando para melhorar a performance do Portal no que diz respeito à sua velocidade, desempenho de máquinas e do próprio sistema Portal Brasil. O sítio do Portal Brasil volta ao ar na tarde de hoje. Vale destacar que o Portal Brasil é um sistema grande e complexo, desenvolvido em plataforma de software livre, e estará em constante aperfeiçoamento. Esse é um momento de ajuste e estabilização desse complexo sistema.”
A secretaria considera a instabilidade do portal uma etapa previsível do processo de colocar no ar uma plataforma com tal volume de conteúdo – o portal dá acesso a informações e serviços espalhados em centenas de órgãos públicos, entre ministérios, autarquias e empresas estatais. Além disso, informa que devido a plataforma escolhida, Plone, ser um software livre, o governo depende da colaboração das comunidades de software envovidas com a ferramenta para solucionar os motivos de instabilidade.
Nega, no entanto, que o site esteja fora do ar por problemas específicos do Plone, mesmo porque, no lançamento, tanto TV1, empresa contratada para desenvolver o portal, quanto o governo estavam seguros da escolha. “Esse sistema, utilizado também por empresas como eBay e Motorola, além do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, roda no premiado servidor de aplicações Zope (banco de dados), sob programação em Phyton”, informa o press kit de lançamento do portal. Até as 19h20, o portal não havia voltado ao ar.