A matéria de capa é sobre o uso da robótica nas escolas brasileiras, muito aquém do potencial que esta tecnologia tem para auxiliar o aprendizado dos conteúdos e, sobretudo, motivar alunos e professores. “Na maior parte, os kits são fornecidos por empresas e funcionam com software proprietário. Um grande desafio, para o país, é difundir projetos de robótica com sucata e software livre, além de oferecer formação aos professores”.
Também nesta edição, uma entrevista com Pedro Markun, do Transparência Hackday, sobre a Lei de Acesso à Informações Públicas, cujo relatório foi aprovado esta semana em uma comissão especial do Congresso. Agora, depende da pressão da sociedade civil a velocidade com que o projeto irá a plenário para finalmente haver, no Brasil, uma lei que ratifique o dever de o Poder Público ser transparente.
Um dos aspectos dessa transparência é a publicação, em formatos abertos e legíveis por computadores, para devolver aos cidadãos dados que municípios, estados e União geram em seus órgãos. Essas informações podem ser usadas pela sociedade civil não apenas para fiscalizar a atuação do Estado mas também para criar propostas de políticas públicas.
Veja também matérias sobre projetos de inclusão digital na Bahia, onde o governo do estado inaugurou, no ano passado, seu telecentro número mil; e em Belterra (PA), onde comunidades estão usando a rede 3G da telefonia móvel para criar e compartilhar conteúdos na internet.
Boa Leitura e bom final de semana!