A mídia tradicional ainda produz a maior parte das informações

A mídia tradicional, impressa ou publicada na web, gera 48% das informações originais locais. A pesquisa foi feita em Baltimore, nos EUA.

Pesquisa realizada pelo reconhecido centro de pesquisas norte-americano Pew Research Center, na cidade de Baltimore, Maryland, Estados Unidos, revela que metade da produção de notícias locais sobre a cidade tem como origem a mídia tradicional. Os resultados indicam que a mídia tradicional, impressa ou em sites na web, responde por 48% das informações originais; os jornais especializados ficam com 13%; as televisões locais com 28%; a rádio com 7%; e as novas mídias (blogs, sites locais, Twitter etc.), com 4%.

A pesquisa, divulgada no início deste mês, analisou 53 canais de informação, dos jornais impressos a blogs, na semana de 19 a 25 de julho de 2009.

Em matéria publicada no jornal francês Le Monde, os pesquisadores dizem que a maioria dos sites na internet se contenta em reproduzir o resumo das informações da mídia tradicional. E concluem que os canais tradicionais pautam os novos canais de informação e que as novas mídias desempenham o papel de disseminar informações de outros e alertar para a sua importância. Em muitos casos, sem citar a fonte, mesmo reproduzindo parágrafos inteiros do artigo original.

Ainda de acordo com o Le Monde, a enquete confirma os resultados de um estudo sobre a web francesa, conduzido por três universitários e publicado em maio de 2009. Os pesquisadores analisaram a informação difundida por 103 sites em novembro de 2008. E constataram uma forte redundância de informação, uma vez que 80% deles se apoiam em 20% de noticiário original.

O fato de a estrutura técnica da web favorecer a reprodução e de as redações dos sites contarem com poucos recursos e terem de apresentar alta produtividade deram origem ao que os autores chamam de “jornalismo de escritório” , de “cozinha” e de reprodução de material existente em detrimento do conteúdo original. Com a crise do jornal impresso, provocada pelo próprio avanço das novas mídias, Ton Rosenstiel, diretor de projeto do Pew Research Center, se pergunta, de acordo com o artigo do Le Monde: “Quando os jornais tiverem desaparecido, o que restará a ser agregado à internet?” (Da Redação)