Bahia atinge marca histórica em inclusão digital

A Bahia fechou o ano de 2009 com a marca de mil Centros Digitais de Cidadania (CDC) implantados pelo Programa Cidadania Digital. Até o final de janeiro, estão previstas inaugurações de mais 20 unidades.

04/01/2010 – Inaugurado em dezembro, no Ponto de Cultura do Forte de Santo Antônio, o milésimo Centro Digital de Cidadania (CDC) do Programa Cidadania Digital, do governo da Bahia, celebrou um marco histórico. Equipado com dez computadores ligados à internet banda larga, como as demais unidades do programa, o novo espaço está aberto ao público para acesso gratuito à rede, inicialmente, e deverá oferecer oficinas de interesse da comunidade. Com a inauguração do centro, o Forte de Santo Antônio – casa de Mestre Pastinha – pretende unir esporte, tecnologia e educação. No ponto de cultura, acontecem aulas de capoeira, oficinas culturais e, agora, atividades de informática.

“Tudo começa pela educação. Por isso, temos, aqui, uma ação de grande valia que, certamente, abrirá os caminhos de muitos jovens”, disse Tonho Matéria, músico e mestre de capoeira atuante no Forte,.

Em 2007, a Bahia tinha 350 centros. Dos mil CDCs atuais, 84 estão na capital do Estado. “Hoje, 67% dos frequentadores são jovens de até 21 anos e 93% são alunos de escola pública, o que significa, de fato, inclusão social com vistas ao mercado de trabalho”, afirmou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eduardo Ramos.