Governo do Panamá oferece banda larga gratuita a todo o país

A rede vai atender 3,4 milhões de habitantes em 77 mil quilômetros quadrados, em um contrato de US$ 25,5 milhões por cinco anos.

10/12/09 – A Intel distribuiu hoje um release sobre a rede nacional de banda larga do Panamá, da qual forneceu alguns componentes. Neste país da América Central, o governo federal decidiu oferecer banda larga gratuita em todo o território de 77.081 quilômetros quadrados, onde vivem 3,4 milhões de habitantes, dos quais 526 mil usam, hoje,  internet em banda larga. A proposta de oferecer banda larga gratuita fez parte da campanha do empresário Ricardo Martinelli, eleito presidente em maio deste ano.

A operadora Liberty Technologies foi escolhida pelo governo para implantar, operar e administrar a rede, em um contrato de US$ 25,5 milhões por cinco anos. A Cidade do Panamá será uma das 22 que vai receber oferecer acesso gratuito a a partir do próximo ano, quando a segunda fase do projeto for concluída em lugares públicos de concentração massiva como: parques, escolas públicas, universidades, bibliotecas, ginásios comunitários, municípios, entidades governamentais, centros de saúde e hospitais. A Cisco também é fornecedora do projeto e postou um video sobre ele aqui.