18/11/09 – O Comitê para Democratização da Informática (CDI), uma ONG brasileira, e a World Wide Web Foundation (Web Foundation) estabeleceram uma parceria para desenvolver padrões no uso da internet por pessoas de baixa renda e por meio de telefones móveis. O acordo foi divulgado no dia 15, durante o Fórum de Governança da Internet, no Egito, por Tim Berners-Lee, um dos criadores da Web e participante do conselho da Web Foundation. “Quando a World Wide Web foi desenvolvida, o número de usuários de computadores era muito menor do que o de usuários de celulares, hoje”, explica Dhaval Shada, gerente de novos negócios do CDI. “E seu perfil era diferente”.
Enquanto cerca de 25% da população mundial utiliza a Web, de acordo com o comunicado de lançamento do programa, mais de 70% das pessoas têm acesso a dispositivos móveis ou fixos de comunicação capazes de exibir conteúdo da internet. “A disparidade no uso da Web pode em parte ser atribuída à falta de conteúdo acessível e à falta de treinamento disponível para usar a Web em todo o seu potencial”. A Web Foundation e o CDI irão desenvolver programas de treinamento para capacitar jovens de áreas carentes a criar sites e aplicações. O sistema utilizará tecnologia mobile ready (de conteúdos para serem acessados a partir de aparelhos móveis) e integrará o uso de voz como uma interface.
O projeto será realizado em unidades do CDI no Brasil, em dois países de língua espanhola da América Latina, na Inglaterra e na Jordânia. Mas não será iniciado de imediato. Com o lançamento, no Egito, começou, de acordo com Shada, a fase de captação dos recursos. Depois serão feitos estudos de viabilidade dos projetos-piloto. Essas duas etapas deverão ser realizadas até o final de 2010. No começo de 2011, serão implantados os projetos-piloto. No segundo semestre de 2011, o resultado da experiência será replicado em toda a rede CDI, que hoje conta com 803 escolas em 20 estados brasileiros e mais nove países do mundo. Os primeiros cinco pilotos vão custar cerca de US$ 400 mil, de acordo com o CDI.
A Web Foudation entra com sua equipe e o desenvolvimento. A fundação, explica Dhaval, está interessada no desenvolvimento de aplicativos e padrões para a internet móvel, da mesma maneira que existem para computadores. O CDI entra com sua pedagogia e a metodologia de identificar desafios das comunidades e descobrir como enfrentá-los com o uso de tecnologias da informação e comunicação, explica Shada.