17/11/09 – O CONISLI 2009 – Congresso Internacional de Software Livre será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro em São Paulo. Será a sétima edição do evento, organizado por profissionais, entusiastas, estudantes para promover um ambiente de troca de conhecimento, fomentar o desenvolvimento de software livre no Brasil e possibilitar que pessoas possam ter acesso a conteúdo técnico. “Fora dos padrões comerciais (proprietários) de empresas de software de grande porte”, explica Rodolfo Avelino, um dos membros do conselho técnico do evento.
O CONISLI tem como objetivo reunir representantes de todas as comunidades de desenvolvimento de software livre. No ano passado, participaram 1200 pessoas. Além das comunidades, participam empresas interessadas em apresentar seus produtos ou em estreitar laços com os desenvolvedores. Para as comunidades, o congresso é uma vitrine para apresentar seus trabalhos, produtos e mostrar novos software ou melhorias nos existentes.
Este ano, o CONISLI vai contar com a presença do Presidente da Linux Foundation, John Maddog Hall, e com personalidades como o sociólogo Sergio Amadeu. Dentro do evento vai acontecer o II Festival de Software Livre do Serpro, regional de São Paulo, além de diversas atividades de jogos e Cultura Digital Livre.
Vai haver aplicação de exames de Certificação Linux Professional Institute (LPI), em diversos níveis. A LPI foi criada em 1999 pela comunidade Linux, e, desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI. Haverá também atividades das comunidades Mozilla, BSD, Ubuntu, Perl entre outras.