Cerimônia de entrega do Prêmio ARede 2009 será na próxima segunda-feira, dia 16.

Em sua terceira edição, o Prêmio ARede vai homenagear dez projetos de inclusão digital, uma personalidade do ano e uma empresa amiga da inclusão digital.

13/11/09 – Na próxima segunda-feira, dia 16, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio ARede 2009. Na sua terceira edição, a premiação anual instituída pela Momento Editorial homenageia os melhores projetos de inclusão digital no país, escolhidos por um júri composto por formuladores de políticas públicas, empresários, especialistas em tecnologia. Reconhecer os melhores projetos – descritos em detalhe nesta edição especial d’ARede a ser lançada também na segunda-feira – é uma forma de estimular iniciativas e inspirar novas idéias.

Nesta sua terceira edição o Prêmio ARede confirma uma tendência que já se delineava com clareza em 2007: a educação está no foco direto de seis dos oito projetos premiados. Mais do que nunca antes no país, parece haver hoje um consenso nacional de que educar é a solução: solução para formar mão-de-obra de qualidade, solução para promover o empreendedorismo e aumentar a eficiência de pequenos e médios negócios, solução para melhorar a produtividade da força de trabalho, solução até para reduzir os níveis de violência nas áreas mais castigadas por esse grave problema social.

Este consenso em torno da educação aparece claramente no universo de mais de 200 projetos de inclusão digital inscritos para o Prêmio ARede 2009, cujos 14 jurados escolheram a duras penas – diante da qualidade do conjunto – os vencedores.

Serão distribuídos prêmios em dez categorias: projetos públicos nas esferas municipal, estadual e federal; projetos de empresas públicas e de empresas privadas; projetos do terceiro setor, para fundações e institutos e para organizações não-governamentais. Há também a categoria especial de educação, na qual a qualidade dos projetos inscritos este ano foi tanta que, pela primeira vez, serão dois os vencedores.

Todos os anos, os participantes do prêmio indicam uma personalidade do ano da inclusão digital. Este ano, seguindo esta tendência, a personalidade homenageada também será uma pessoa ligada à construção de uma educação de qualidade no Brasil. Será também homenageada uma empresa amiga da inclusão digital.

A cerimônia de premiação será no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo (Av. Paulista, 149), a partir das 19 horas. Também será lançado o primeiro Anuário de Inclusão Digital, uma publicação com os projetos de inclusão do setor público em todo o país. A Momento Editorial convida a todos os envolvidos em projetos de inclusão e cultura digital a participar da festa, na qual vai tocar a Orquestra Brasileira Jovem de Percussão Árabe, com o maestro William Bordocan.