04/11/09 – Atenção moradores das cidades de Belém (PA), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Ilhéus (BA). Estão abertas até sexta-feira, dia 6 de novembro, as inscrições para patticipar do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O programa é gratuito e seu objetivo é capacitar agentes culturais dos setores público e privado.
O Ministério da Cultura (MinC) tem uma série de iniciativas para incentivar, com recursos, projetos culturaia em todo o país. Mas não há, em igual escala, pessoas capacitadas para elaborar propostas, realizar os projetos, avaliar sua execução. O programa de capacitação visa contribuir para a melhoria dos resultados dos projetos culturais, por meio da formação de uma nova cultura gerencial entre os responsáveis pela administração da área cultural, tanto no setor público quanto no privado.
O curso é dividido em quatro etapas. As inscrições estão abertas para a primeira delas, que não tem limite de vagas e vai selecionar as pessoas que vão passar à segunda etapa, presencial e com vagas limitadas.
1ª etapa
Curso de nivelamento de conteúdos de 15 horas, que acontecerá na modalidade a distância, em que serão apresentados os conceitos básicos que envolvem os temas tratados (vide relação de conteúdos abaixo). Esse curso é de livre acesso a todos os interessados e obrigatório para aqueles que desejarem fazer o curso presencial. Ao final, haverá uma avaliação e será emitido certificado para aqueles que atingirem a pontuação mínima.
2ª etapa
Oficina presencial com vagas limitadas, que acontecerá em 36 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de Santa Catarina e Espírito Santo, até 2011. As primeiras contempladas, ainda em 2009, serão Belém (PA), Rio Branco (AC), Ilhéus (BA) e Cuiabá (MT). A oficina terá duração de 3 dias e abordará, de forma prática, os conteúdos envolvidos, explorando a formulação de um projeto cultural e sua gestão.A seleção para esta etapa levará em consideração alguns critérios, como a classificação na etapa anterior e o local de residência, sendo priorizados os que residirem na localidade onde ocorrer a oficina ou em localidades próximas, além de haver a possibilidade de análise de currículo.
3ª etapa
A terceira etapa será ministrada a distância. Consiste em módulos avançados dos conteúdos anteriormente trabalhados, que poderão ser realizados somente por aqueles que passarem pelas etapas anteriores. Cada módulo (que terá de 15 a 30 horas) pode ser acompanhado separadamente e dará direito a um certificado por módulo concluído.
4ª etapa – Multiplicadores
Haverá uma formação específica para os agentes públicos que cumprirem, a contento, a segunda etapa, e desejarem se tornar multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, eles deverão cumprir satisfatoriamente os módulos avançados da 3ª etapa e participar de uma oficina presencial específica para os multiplicadores.
O Programa de Capacitação em Projetos Culturais é uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do MinC, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Itaú Cultural (IC).
Veja mais informações aqui, onde também há uma apresentação do ministro da Cultura, Juca Ferreira sobre o projeto.