Minc divulga projetos habilitados no edital de Pontões de Cultura

Serão selecionados 40, entre 385 projetos habilitados, para atuar como Pontões de Cultura. Os pontões, que articulam e capacitam os Pontos de Cultura em todo o país, vão receber até R$ 1,05 milhão.

O Ministério da Cultura (MInc) publicou, no dia 28 de outubro, o resultado da primeira fase do edital para selecionar 40 novos Pontões de Cultura. Das 385 propostas avaliadas, 244 foram consideradas habilitadas e 141 inabilitadas.

O resultado final da seleção, realizada pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), será divulgado nas próximas semanas. Os projetos aprovados vão receber, por meio de convênio com o Minc, três parcelas em de até R$ 350 mil, em 36 meses.

O Pontão de Cultura é um instrumento de promoção do intercâmbio e difusão da cultura brasileira em suas mais diversas linguagens e formas, no âmbito regional ou nacional, e desenvolve ações de:

a) Capacitação e formação dos agentes de cultura vinculados aos Pontos de Cultura;

b) Criação e apresentação de obras artísticas realizadas em conjunto por 2 ou mais Pontos de Cultura;

c) Criação de mecanismos de distribuição, comercialização e difusão dos produtos culturais produzidos pelos Pontos de Cultura;

d) Organização de festivais, encontros, fóruns e atividades correlatas que promovam o encontro, a troca de experiências e a articulação entre Pontos de Cultura.

A lista completa dos projetos habilitados e inabilitados está no Diário Oficial.