Atenção, fluminenses da Baixada: a internet grátis ainda está em teste.

O coordenador do Rio Estado Digital, Franklin Coelho, pede aos moradores da Baixada para esperar a conclusão dos testes, que vão indicar as melhores antenas para captar o sinal em casa.

20/10/09 – No dia 30 de setembro, publicamos a notícia de que o Rio de Janeiro havia ativado o sinal gratuito de internet na Baixada Fluminense, em um teste que deveria durar um mês. O Projeto Rio Estado Digital pretende oferecer internet grátis para 1,5 milhão de pessoas na região.

 

No dia 14 de outubro, a leitora Rosiete Araújo nos mandou o seguinte comentário: “Gostaria de saber porque o sinal só chegou em uma parte de Nilópolis, do lado de Cabuís. Em Mesquita, tem só de um lado também. Não gostei, tem que ser pra todos”.

 

Uma notícia publicada hoje pelo site Convergência Digital esclarece a questão, e é importante. Nela, o coordenador do projeto Rio Estado Digital, Franklin Coelho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), relembra que o serviço ainda está em teste.

 

E alerta os moradores para que não comprem antenas para captar o sinal grátis em suas casas antes de a secretaria anunciar a conclusão dos testes. Eles estão sendo realizados exatamente para verificar qual o melhor tipo de antena a ser usada.

 

Dois tipos de sinal

No final dos testes, explica Franklin, vai haver duas formas diferentes de captar o sinal de internet gratuita. Uma é nos chamados espaços de mobilidade, onde haverá sinal aberto de wi-fi aberto. Nesses lugares será possível utilizar a internet com notebooks, como acontece na orla de Copacabana.

 

Em alguns deles já há sinal disponível. Em Caxias, os espaços de mobilidade são o Calçadão, a Praça do Pacificador e as avenidas Presidente Kennedy e Brigadeiro Lima e Silva. Em São João de Meriti, são a Praça da Matriz e a Praça da Prefeitura. Ainda não há pontos de mobilidade em outros municípios.

 

A outra forma de receber o sinal de internet é nas residências. Para isso, os moradores deverão comprar e instalar uma antena para captar o sinal.

 

O programa

De responsabilidade técnica da UFF, o Rio Estado Digital na Baixada Fluminense vai beneficiar o 1º Distrito de Caxias e parte do 2º, parte de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis, além da totalidade de São João de Meriti. O programa vai beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas nesta primeira fase, com um investimento de R$ 3 milhões. Depois, o programa será levado a toda a Baixada.

 

Com a chegada da rede à Baixada Fluminense, quase dois milhões de pessoas no Estado do Rio de Janeiro terão acesso a internet sem fio gratuita. As orlas de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, o Morro Santa Marta e a Cidade de Deus também já contam com a rede. O funcionamento na Cidade de Deus e no Morro Santa Marta está a cargo da PUC. Já a rede da orla da Zona Sul é administrada pela Coppe-UFRJ. Avenida Brasil, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Rocinha também terão o programa de internet sem fio gratuita do Governo do Estado.

 

Veja mais informações sobre internet grátis no Rio de Janeiro aqui.